domingo, 16 de maio de 2010

mancha de oleo na costa americana

Mancha de óleo atingirá costa do golfo, diz Guarda Costeira
Publicidade
da Reuters, em Houston
da Reportagem Local

Atualizado às 08h09.

Uma mancha de óleo gigante deve atingir a costa norte-americana do golfo do México "em algum ponto", afirmou o chefe da Guarda Costeira dos Estados Unidos.

"Há óleo suficiente lá fora, é lógico assumir que ele irá atingir a costa", disse o almirante Thad Allen, em uma teleconferência com jornalistas. "A questão é onde e quando."

Flórida pode ter danos ambientais devastadores
Guarda Costeira dos EUA intensifica operações
Mancha de petróleo no golfo já triplicou de tamanho
Obama visitará área de vazamento de petróleo

A plataforma Deepwater Horizon, da British Petroleum (BP), explodiu na terça-feira da semana passada (20), a cerca de 80 km da costa de Louisiana, e afundou dois dias depois, deixando 11 desaparecidos. As autoridades ainda investigam a causa da explosão.

Nesta sexta-feira, três Estados americanos decretaram estado de emergência por causa do vazamento de óleo na costa: Flórida, Louisiana e Alabama.

Nasa/AP

Foto de satélite mostra como a mancha de petróleo se aproxima da costa do Estado da Lousiana, nos EUA

A administração Obama, que está tentando conter uma potencial catástrofe ambiental, está engajada na resposta ao vazamento desde o início, disse um conselheiro do presidente. "Não vamos descansar até que este vazamento pare", disse John Brennan.

O vazamento de óleo ainda não afetou linhas vitais de navios que vão ao rio Mississipi e a portos da costa do golfo, como Pascagoula, Mississipi, mas tem o potencial de causar isso, disse Allen.

Tensão

Ontem, foi anunciado que a área da mancha de petróleo formada após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, já triplicou de tamanho, aumentando a tensão entre os especialistas de que o desastre possa ser muito maior do que o estimado há dois dias.

Na quinta-feira (29) o óleo tinha uma superfície de 3.000 quilômetros quadrados, e ao fim da sexta-feira a área atingida já era de 9.900 quilômetros quadrados, de acordo com imagens de satélites europeus analisadas pela Universidade de Miami.

A Guarda Costeira americana estima que cerca de 757 mil litros de petróleo estão sendo lançados na costa sul dos EUA todos os dias, o que significa que em torno de seis milhões de litros já tenham sido expelidos desde o acidente de 20 de abril que matou 11 funcionários da plataforma no golfo do México.

Ainda não há estimativas da distância que a mancha poderá atingir, mas até o momento o derramamento já causa danos ambientais às espécies costeiras na região.

Arte / Grupo Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário